quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Educadores e educadoras do PROJOVEM URBANO participam de segunda etapa de formação

Nos dias 23, 24 e 25 acontece em Fortaleza a segunda formação para educadoras e educadores que fazem parte do quadro funcional do PROJOVEM URBANO no Ceará. São 42 municípios, duas unidades prisionais e centenas de pessoas que durante três dias estarão discutindo conteúdo, avaliando processos, planejando e colocando na ordem do dia os principais temas que estejam relacionados com o mundo juvenil.

A formação é realizada pela URCA – Universidade Regional do Cariri e conta com a supervisão e acompanhamento do IDT – Instituto de Desenvolvimento do Trabalho que realiza a operacionalização do programa em âmbito estadual.


A COJUV participará de todo processo formativo. O objetivo é interagir com os educadores e educadoras e participar desses debates apresentando as diretrizes e conceitos da política nacional de juventude.


O Coordenador Especial de Juventude do Ceará, Ismênio Bezerra, reafirmou a prioridade do programa para a Coordenadoria de Juventude e o Gabinete do Governador e a importância das formações dos profissionais para a efetivação dos resultados. “Queremos está cada vez mais perto do dia a dia do programa. As educadoras e educadores são peça chave para no município
consolidarmos as verdadeiras transformações de vida que o PROJOVEM possibilita. Estaremos em todas as formações, participando e colocando na ordem do dia os pilares da política nacional de juventude.” Destacou Ismênio.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Equipe da COJUV realiza visita à turma do PROJOVEM URBANO: Educação em Presídios

O coordenador especial de juventude, Ismênio Bezerra e a equipe que acompanha o Projovem na coordenadoria de juventude do Ceará, estiveram ontem, 16/01, realizando visita de monitoramento da execução do programa nas unidades prisionais. 

No Ceará, além dos 8.400 jovens que são atendidos pelo programa de elevação da escolaridade, em 42 municípios cearenses, mais 200 jovens também estão tendo a oportunidade de concluir o ensino fundamental. Estes e estas estão cumprindo pena e suas aulas são realizadas nos presídios por uma equipe especializada.

As unidades prisionais que foram contempladas com o programa são, Francisco Hélio Viana, em Pacatuba, que atende homens de 18 a 29 anos e a unidade Desembargadora Auri Moura Costa, em Itaitinga, que atende jovens mulheres também na mesma faixa etária.  


O diferencial do programa nessa modalidade é a possibilidade real de mudanças de vida através da educação, uma vez que possibilita a difusão do conhecimento dentro das unidades prisionais. “Precisamos ter o entendimento de que esses jovens que estão em situação de privação de liberdade vão voltar ao convívio social e é preciso criar processos que possibilitem mudança de vida. Só se muda de vida com boas oportunidades e as oportunidades só aparecem com conhecimento, educação. É isso que estamos construindo com o PROJOVEM”, enfatizou Ismênio.


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Coordenadoria de Juventude realizará primeiro encontro formativo de gestores dia 28 de janeiro

A coordenadoria especial de políticas de juventude do Ceará definiu como meta em seu planejamento estratégico, o fortalecimento através do apoio direto e da formação continuada à gestores e gestoras de políticas de juventude dos municípios cearenses.

Para isso um calendário de formação foi definido e compreende temáticas nas áreas de planejamento e avaliação, políticas públicas, elaboração e gerenciamento de projetos.

Então você que é gestor/gestora fique ligado/a.

Nosso primeiro encontro dos ciclos de formação de gestores acontecerá dia 28/01, a partir das 7h30min no Auditório da Vice Governadoria, situado à Rua Drº José Martins Rodrigues, 150 - Edson Queiroz - Palácio de Iracema. 

O encontro será o dia todo. Para participar, envie um email para juventude@gabgov.ce.gov.br com o assunto "Ciclos de formação de gestores", 
e no corpo do email coloque seu nome, município e telefone. 
Você pode confirmar presença também através do telefone (85) 3133.3737/ 
97308384.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Encerrado processo de credenciamento das entidades estudantis para emissão de "carteirinhas" macro regionais 2014/2015


Conforme publicado na Portaria GG nº. 472/2013 , encerrou no ultimo dia 09 de janeiro o prazo para credenciamento das entidades estudantis interessadas em emitir as carteirinhas de estudante.

A Comissão de Credenciamento Permanente - CCP, responsável pelo acompanhamento de todo processo de confecção, emissão e entrega das identidades estudantis já iniciou a avaliação dos credenciamentos realizados, iniciando na sexta 10/01, o prazo para divulgação de seu deferimento ou indeferimento.

Após esse período de conferencia e passado o processo formal de credenciamento, conforme calendário a ser divulgado pela CCP, as entidade já estarão aptas a iniciar o processo de solicitação de carteirinhas pelos estudantes, que deverão comparecer até as entidades credenciadas com os seguintes documentos:

1.        Comprovante de residência, declaração de matricula em nos estabelecimentos de ensino público ou particular do ensino fundamental, médio, superior e tecnológico, situados nos municípios que compõem as macrorregiões do Estado do Ceará, definidas pela Lei nº12.896, de 28 de abril de 1999, e que residam em outro município da mesma macrorregião;
2.        Documento pessoais de identificação (RG e CPF); e
3.        Comprovante de pagamento do boleto emitido pela própria entidade estudantil.

Fiquem atentos aos prazos!!!

Informações: juventude@gabgov.ce.gov.br 85. 3133.3737

Fonte Imagem: www.rac.com.br

Projeto oferta bolsas de estudo


Iniciativa irá selecionar instrumentalistas para morar e ter aula no Conservatório de Briançon, na França


As audições do "Briançon Tempo de Brasil" foram marcadas. O projeto anualmente oferece quatro bolsas de estudos para instrumentalistas cearenses no Conservatório de Briançon, na França. O teste será dia 6 de março, a partir das 8h, no auditório do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece).


As inscrições estão abertas, e o teste será dia 6 de março, a partir das 8h, no auditório do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará FOTO: ALEX COSTA

Os interessados podem pleitear um espaço nas categorias A e B, sendo necessária em ambas o ensino médio completo. São seis os instrumentos contemplados: clarinete, flauta, violino, trompete, trompa e violoncelo.

Com duas vagas para cada, a primeira é destinada aos jovens de até 21 anos e contempla formação instrumental, teórica e iniciação pedagógica. Já a segunda, concentra mais na formação pedagógica, além de ver a questão instrumental e teórica. Ela é direcionada para músicos com até 28 anos, graduados ou não, que já ensinam em algum projeto musical apoiado por prefeituras, associações e/ou ONGs.

A inscrição é gratuita e deve ser feita no mesmo dia da audição. O teste consta de duas fases. Inicialmente, há o exame de pré-seleção na qual o candidato deverá tocar duas peças ou estudos de estilos contrastantes. Um clássico e um popular, por exemplo. Cada uma com duração máxima de dez minutos. A banca é formada por professores do Conservatório de Briançon e da Uece, além de ex-bolsistas e membros da Associação Amigos do Piano do Ceará (Apice).

Posteriormente, é feito uma entrevista com os membros da banca examinadora. O resultado será divulgado a partir de 15 de abril. O período letivo é entre setembro até julho de 2015. A bolsa inclui passagens aéreas de ida/volta, anuidade do Conservatório, estadia em casa de família francesa ou apartamento, almoços diários, aulas de francês, ajuda de custo mensal e, na volta, concerto e workshops.

Aprendizado
Quem não passar dessa vez, pode tentar no próximo ano. É o que orienta a presidente da Apice, Maria Helena Lage. Mais do que aprimorar o quesito música, o projeto engrandece outros características dos bolsistas. "Eles aprendem a se portar em público, a superar a timidez, além de conhecerem outra cultura".

Ter novas portas abertas também é outro fator positivo para quem consegue a bolsa. É o caso de Adylson Martins, 24. Antes de retornar a Sobral, recebeu a proposta de ir como professor em um festival em Viçosa. Além disso, outras oportunidades de festivais e apresentações costumam aparecer, sem esquecer ainda do seu emprego como professor na Escola de Música Maestro José Wilson Brasil, em Sobral.

CAMILA MARCELOREPÓRTER 



Fonte: www.diariodonordeste.com.br

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Planejamento 2014 da Coordenadoria de Juventude do Ceará ousa na participação

Logo nos primeiros dias do ano, a equipe da coordenadoria de juventude do Ceará esteve reunida realizando a avaliação de 2013 e planejando os passos que devem ser dados nesse 2014. Dos avanços identificados pela equipe e sentidos no dia a dia da juventude cearense, se destaca a condução do Projovem Urbano e a articulação com gestores municipais através das diversas formações que foram realizadas ao longo do ano.

Das ações planejadas podemos destacar o Encontro de Lideranças Juvenis do Projovem, a implementação do Programa Estação Juventude, os ciclos de formação de gestores municipais e o fortalecimento do conselho estadual de juventude.

Ismênio Bezerra reforça que 2014 será um ano de muita luta para aprovação do Estatuto Estadual de Juventude e criação do Fundo Estadual especifico para o seguimento. "Precisamos garantir que nossa pauta tenha recursos para que as ações cheguem a mais municípios cearenses." Afirmou Ismênio que é coordenador de juventude do Ceará. 

O calendário das ações planejadas da coordenadoria estará a disposição de toda a juventude cearense a partir do dia 15 de janeiro. Fique ligado/a e acompanhe nossas ações.





quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Coordenadoria de Juventude do Ceará realizou tributo em homenagem a Alessandro De Leon

"O legado das pessoas especiais fica pra sempre presente em nossas vidas quando seus ensinamentos fazem parte do nosso caminhar..." Com esse sentimento foi iniciado, pelo coordenador de juventude do Ceará, Ismênio Bezerra, no último dia 04/01/2014, no Cuca da Barra do Ceará, a homenagem em alusão a um ano de falecimento do militante e estudioso da política de juventude Alessandro De Leon.

O ato contou com a participação de amigos, gestores públicos e ativistas do movimento de juventude que tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho e militância de De Leon no Brasil.

Além de depoimentos, exibição de fotos e discursos emocionados, o tributo possibilitou um debate franco sobre os desafios das políticas de juventude e da formação de novos quadro que fomentem avanços nessa pauta.

Ismênio Bezerra, amigo e organizador do Tributo, reafirmou a importância do papel de Alessandro nos avanços e conquistas da política de juventude no Brasil. "Projeto Juventude, Estatuto da Juventude, Programa Primeiro Emprego, Cucas, muitas dessas conquistas tiveram uma colaboração expressiva do amigo Alessandro." Destacou Ismênio.

Entenda a notícia:

Alessandro Lutfy Ponce de Leon tinha 40 anos e morreu em um trágico acidente de carro no dia 04 de janeiro de 2013. Na fatalidade veio a falecer sua companheira e também militante das políticas de juventude Luciana Telles Fontes.

Um dos fundadores da Universidade da Juventude; Professor; foi Coordenador-Geral/Reitor da UNIJUV; Bacharel em Direito; Máster em Estudos Políticos Aplicados pela Fundação Internacional e para Ibero América de Administração e Políticas Públicas; Atuou como Consultor de organizamos nacionais e internacionais no desenvolvimento de projetos e pesquisas relacionadas com as políticas públicas de Juventude (Bird, OIT, PNUD, UNESCO). Até2013 estava assessor do Gabinete Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro e militava como colaborador voluntário para o fortalecimento das ações da Universidade da Juventude.

Fonte Foto: www.jsb.com.br